fbpx
Av. Água Branca, 988. Bairro Água Branca . Contagem
31 3010.0300

Alguns dos fatores que contribuem para o aumento da incidência do Câncer De Próstata entre os homens é a desinformação e o preconceito. A construção do estereótipo de um homem másculo e trabalhador faz com que muitos não priorizem a saúde como deveriam. É essencial que esse tabu seja quebrado e os homens se informem sobre a importância da saúde masculina, dos cuidados com o órgão genital e todo o aparelho reprodutor.

A próstata, por exemplo, é um órgão que merece muita atenção e cuidado. Sendo uma glândula exócrina que faz parte do aparelho reprodutor masculino, ela exerce uma função fundamental na produção parcial do líquido que forma o esperma, que auxilia na nutrição e proteção dos espermatozoides. Essa glândula se localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, à frente do reto, o que permite a realização do exame de toque retal realizado por urologistas.

A atenção a próstata é necessária, pois além do câncer de próstata (que é uma das doenças mais comuns entre os homens), existem outras doenças que colocam o bem-estar masculino em risco, entre elas está a Hiperplasia Benigna da Próstata. Essa doença se caracteriza pelo aumento da próstata sem presença de câncer. Esse problema pode causar fluxo urinário fraco, às vezes até infecção, pedras na bexiga e função renal reduzida. O tratamento pode ser feito com medicamentos para relaxar o músculo da próstata, hormônios para diminuir o tamanho ou cirurgia de remoção.

Outra doença comum é a Prostatite. Geralmente, causada por bactérias, vírus ou pelo mau tratamento de uma infecção urinária. Entre os sintomas estão dificuldade ao urinar, dor na região genital e pélvica. O tratamento é feito através de antibióticos e dependendo da gravidade, é necessário realizar uma cirurgia para retirada da área comprometida.

O corpo como sempre nos deixa alerta quando há algo de errado acontecendo com ele, com a próstata não é diferente. Sintomas como dor ou ardor ao urinar ou ejacular, aumento da frequência urinária, diminuição do jato de urina, dor abaixo do umbigo; na região entre os testículos e o ânus e dor na região lombar são comuns em casos de doenças relacionadas à próstata. Por isso, homens devem se manter alertas a qualquer mudança relacionada ao seu sistema reprodutor e, ao indício de qualquer sintoma procure um médico urologista para diagnosticar a causa do problema.

Deixe seu comentário.