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O açúcar tem sido um vilão quando o assunto é alimentação saudável. Por isso, reunimos algumas dicas e informações sobre os cuidados com o consumo excessivo de açúcar.
O açúcar é um dos carboidratos mais consumidos no mundo. Encontrado em diversos alimentos naturais e industrializados, o seu consumo está diretamente relacionado com a produção de serotonina, um neurotransmissor que trabalha na regulação do sono e do humor. No entanto, o consumo exagerado desse carboidrato pode ser maléfico à saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para uma dieta saudável é aconselhado consumir entre 25 a 50 gramas de açúcar por dia.
O problema com a ingestão exagerada de açúcar é o desenvolvimento de doenças como obesidade e cárie. Quando se trata de obesidade, o açúcar é um fator de risco que influencia na evolução dessa doença. A obesidade tem sido considerada uma epidemia mundial e pode causar outras enfermidades ainda mais sérias, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e câncer.
Por isso, reunimos aqui 4 dicas incríveis para que você possa controlar o consumo de açúcar na sua dieta.

1 – Reduza aos poucos o consumo de açúcar!
É aconselhado que você reduza o açúcar da sua alimentação aos poucos. Um paladar acostumado com o sabor doce, leva um tempo para se readaptar com o gosto natural dos alimentos. Opte por reduzir um pouquinho a cada dia nas refeições.

2 – Evite bebidas doces ou adição de açúcar
Temos o hábito de consumir bebidas calóricas como refrigerantes ou sucos com adição de açúcar. É fundamental evitar essas bebidas muito doces ou com muita adição de açúcar. Uma boa pedida são os sucos naturais que já possuem seu adoçante natural.

3 – Atente-se aos rótulos dos alimentos
É muito importante que tenhamos conhecimento sobre os produtos que ingerimos. Por isso, ao consumir ou comprar qualquer alimento, cheque o rótulo presente nas embalagens e observe todos os componentes e sua quantidade, principalmente o açúcar.

4 – Faça substituições
Além da sacarose, existem outros tipos de adoçantes que não prejudicam a saúde e vão ajudar a manter a sua dieta saudável. Um exemplo é a açúcar de coco, considerada a mais saudável do mundo. Outros adoçantes naturais como Stevia e Xilitol também são alternativas interessantes.

Depois de todas essas dicas maravilhosas, vai ficar bem fácil de controlar o consumo do açúcar na sua alimentação, certo?! Esteja sempre atento aos alimentos presentes no seu dia a dia, uma dieta balanceada é a chave para uma boa saúde.

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