fbpx
Av. Água Branca, 988. Bairro Água Branca . Contagem
31 3010.0300

Atchim!!! É gripe ou resfriado? Muitas vezes não sabemos se é um ou se é o outro. Fato é que os sintomas acabam sendo muito parecidos, mas gripe e resfriado não são a mesma coisa.

A gripe ou influenza é causada por um vírus e geralmente é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Já o resfriado é causado por vírus diferentes, sendo os mais comuns os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Mas com a chegada do inverno, fica uma dúvida: como se prevenir destas doenças?

Para evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom:

– Sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos;

– Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

IMPORTANTE: É fundamental cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.

Deixe seu comentário.