fbpx
Av. Água Branca, 988. Bairro Água Branca . Contagem
31 3010.0300

O diabetes é uma doença metabólica, caracterizada pela redução da ação ou da quantidade de insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose em nosso organismo.

Após ingeridos, os carboidratos, oriundos de açúcar industrializado (sacarose), farinhas, cereais e raízes (amido), são transformados no intestino em glicose. Na ausência da insulina, essa glicose não é utilizada e se acumula no sangue. Assim, pacientes diabéticos apresentam hiperglicemia, que pode estar associada a complicações e disfunções de vários órgãos como rins, cérebro, coração e olhos.

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos anos. E no Brasil, o indicador de diabetes aumenta com a idade e é quase três vezes maior entre os que têm menor escolaridade. Nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 0,9%. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 5,2% e, entre os com idade de 55 a 64 anos, o número chega a 19,6%. O maior registro, entretanto, é na população com 65 anos ou mais, que apresenta índice de 27,2%.

Segundo a Internacional Diabetes Federation (IDF) no Brasil atualmente, mais de 12 milhões de pessoas são diabéticas. E a estimativa é que em 2045, o número de pessoas com diabetes aumentará em 62% na América do Sul e Central.

Mas você sabe quais são os sintomas mais comuns do diabetes?

 

Em grande parte dos casos, a diabetes é uma doença assintomática. Entretanto, alguns sintomas podem levantar suspeitas sobre a doença.

1 – Perda de peso

O emagrecimento sem causa aparente é um dos sintomas da diabetes. Especificamente para pacientes que sofrem da diabetes tipo 1, causados pela necessidade frequente de urinar e a não absorção dos açúcares pelo organismo.

2 – Sede excessiva

A falta de energia do corpo e os altos níveis de glicose no sangue são alguns dos fatores responsáveis pela sede em excesso.

3 – Fome exagerada

Devido a não absorção dos açúcares pelo organismo, o corpo pede mais alimento para conseguir recuperar suas energias. Por isso a fome contínua é sintoma comum entre pacientes diabéticos.

4 – Visão embaçada

Como já dissemos, a diabetes pode trazer complicações e interferir no funcionamento de outros órgãos. No caso dos olhos, é comum a visão turva ou desfocada, causada pelo excesso de glicose no sangue. Se a doença não for controlada, é possível que o nervo óptico seja danificado.

5 – Infecções frequentes

Os altos níveis de açúcar presentes no corpo do paciente com diabetes também tornam a recuperação de infecções mais lenta, por isso os quadros se tornam mais frequentes.

Também é sintoma da doença as feridas com cicatrização lenta e difícil. Portanto é fundamental manter a sua saúde em dia e para isso você pode contar com o CMB!

Deixe seu comentário.